É o mais novo tratamento fisioterapêutico desenvolvido nos EUA para tratamento das doenças/ disfunções da coluna vertebral  através da  tração computadorizada. Consiste na descompressão da articulação intervertebral promovendo alívio das dores e relaxamento muscular.

O paciente é orientado a deitar-se numa mesa específica que possui um mecanismo de deslizamento com molas que controlam o atrito e garantem progressão segura, confortável e precisa nos processos de aplicação e retirada da carga de tração.

Os ajustes de tempo, carga e tipo de tração (intermitente ou estática) e outras características do processo de tração são programados pelo Fisioterapeuta e dependem de cada paciente e da patologia à ser tratada. Por isso esse equipamento possui uma unidade de tração automática, computadorizada que promove uma força descompressiva no eixo axial da coluna vertebral do paciente.

Essa descompressão traz inúmeros benefícios como:

Efeitos Mecânicos:

Alívio da Dor: ocorre devido ao aumento do espaço entre as vértebras da coluna pelo relaxamento da musculatura espinhal e pela sua consequente descompressão do disco e raízes nervosas;
Maior mobilidade de ligamentos e cápsulas, facilitando o deslizamento das  facetas articulares (responsáveis por 30% das compressões nervosas);
Melhora da circulação local e da hidratação do disco intervertebral.

Efeitos Neurofisiológicos:

Estimulação dos mecanorreceptores;
Inibição da proteção reflexa que diminui o desconforto dos músculos em contração.
Duração da sessão: varia de acordo com o caso.

Vídeos: